quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mídia Alternativa

Essa Ação foi criada no Brasil pela DDB para o Zoo Safari, são camisetas com marcas de patadas de animais, e na Camiseta explica: “Zoo Safari, você nunca esteve tão perto de um leão (ou tigre). Excelente estratégia e muito bem elaborado! Vale o post!

Fonte: .Publicitário ( http://pontopublicitario.wordpress.com/2007/06/05/midias-alternativas-11/ )

2 comentários:

  1. Historicamente, a Mídia Alternativa surgiu como uma alternativa para os meios de comunicações que eram dominados pela classe burguesa – a Grande Mídia - e que constantemente introjetavam seus discursos em meio às informações proliferadas. A Grande Mídia por ser majoritária, tinha por objetivo controlar toda a massa da sociedade, buscando uma forma perfeita de homogeneização para o pensamento e buscando manter o discurso e os saberes em prol da manutenção da ordem vigente, do capitalismo. A Mídia Alternativa se dissipou a priori ideologicamente, através dos movimentos e articulações de grupos da esquerda política e cultural. Na esfera política, buscava-se uma alternativa para rebater a classe tradicional e dominante e, através de novas formas e estéticas dissipavam ideias de cunho libertário voltado para o social. As estéticas e formatos variados surgiram como consequência dos debates ideológicos da esquerda e de uma necessidade de contrapor além das ideias, as formas do tradicionalismo eurocentrista e burguês que as mídias dominavam. A transfiguração de ideologias através dos Cordéis, Grafites e obras de arte no geral que fugiam da estética tradicionalista formaram as novas formas de comunicação abordadas pela Mídia Independente. Dissipou-se fortemente através das lutas políticas, pela liberdade e pela democratização dos meios de comunicação.

    Comentada pela Verena Freire.

    ResponderExcluir
  2. O autor Xavier Dordor nos informa que existem duas famílias distintas dentro das mídias alternativas, que são: a divulgação que organiza o maior número possível de impactos (cobertura ideal), embora utilize outros veículos de distribuição, talvez melhor controlados diretamente pela empresa: publicações, mailings (enviados pelo correio), prospectos e a de fixação a qual, em um tempo e lugar determinados, permitirá um conjunto de relacionamentos individuais ou coletivos que, sem ela, não teriam capacidade de existir: conferências, eventos, feiras, mecenato e, também, de certa maneira, a web, onde relações interprofissionais passageiras se fazem e se desfazem. Em abordar de interatividade, é imprescindível citarmos a Internet, que faz com que o consumidor participe diretamente das ações promovidas pelas marcas, tanto respondendo a questionários, como participando de jogos e concursos. Podemos perceber que tem se utilizado muito a comunicação interativa para reforçar o desejo e, desta forma, propiciar certa autonomia ao consumidor, trabalhando assim, a fidelização.

    DORDOR, Xavier. Mídia/Mídia Alternativa. São Paulo: Nobel, 2007. 348p.

    Comentada pela Verena Freire

    ResponderExcluir