Essa Ação foi criada no Brasil pela DDB para o Zoo Safari, são camisetas com marcas de patadas de animais, e na Camiseta explica: “Zoo Safari, você nunca esteve tão perto de um leão (ou tigre). Excelente estratégia e muito bem elaborado! Vale o post!
Fonte: .Publicitário ( http://pontopublicitario.wordpress.com/2007/06/05/midias-alternativas-11/ )
O blog CONECTESE8 surgiu da ideia de criar um ambiente virtual no qual todos os temas pertinentes as novas plataformas de comunicação sejam discutidos. Um canal dinâmico onde os interessados pudessem estar sempre conectados e atualizados. Por isso, a escolha do nome não poderia ser diferente. CONECTESE8. Tipo maionese. O blog é uma maionese de temas saborosos, que se conectados e bem temperados podem render uma farta ceia de ideias e alternativas. Entendeu? Então CONECTESE8!
Historicamente, a Mídia Alternativa surgiu como uma alternativa para os meios de comunicações que eram dominados pela classe burguesa – a Grande Mídia - e que constantemente introjetavam seus discursos em meio às informações proliferadas. A Grande Mídia por ser majoritária, tinha por objetivo controlar toda a massa da sociedade, buscando uma forma perfeita de homogeneização para o pensamento e buscando manter o discurso e os saberes em prol da manutenção da ordem vigente, do capitalismo. A Mídia Alternativa se dissipou a priori ideologicamente, através dos movimentos e articulações de grupos da esquerda política e cultural. Na esfera política, buscava-se uma alternativa para rebater a classe tradicional e dominante e, através de novas formas e estéticas dissipavam ideias de cunho libertário voltado para o social. As estéticas e formatos variados surgiram como consequência dos debates ideológicos da esquerda e de uma necessidade de contrapor além das ideias, as formas do tradicionalismo eurocentrista e burguês que as mídias dominavam. A transfiguração de ideologias através dos Cordéis, Grafites e obras de arte no geral que fugiam da estética tradicionalista formaram as novas formas de comunicação abordadas pela Mídia Independente. Dissipou-se fortemente através das lutas políticas, pela liberdade e pela democratização dos meios de comunicação.
ResponderExcluirComentada pela Verena Freire.
O autor Xavier Dordor nos informa que existem duas famílias distintas dentro das mídias alternativas, que são: a divulgação que organiza o maior número possível de impactos (cobertura ideal), embora utilize outros veículos de distribuição, talvez melhor controlados diretamente pela empresa: publicações, mailings (enviados pelo correio), prospectos e a de fixação a qual, em um tempo e lugar determinados, permitirá um conjunto de relacionamentos individuais ou coletivos que, sem ela, não teriam capacidade de existir: conferências, eventos, feiras, mecenato e, também, de certa maneira, a web, onde relações interprofissionais passageiras se fazem e se desfazem. Em abordar de interatividade, é imprescindível citarmos a Internet, que faz com que o consumidor participe diretamente das ações promovidas pelas marcas, tanto respondendo a questionários, como participando de jogos e concursos. Podemos perceber que tem se utilizado muito a comunicação interativa para reforçar o desejo e, desta forma, propiciar certa autonomia ao consumidor, trabalhando assim, a fidelização.
ResponderExcluirDORDOR, Xavier. Mídia/Mídia Alternativa. São Paulo: Nobel, 2007. 348p.
Comentada pela Verena Freire